quinta-feira, 9 de abril de 2009

Empresária de São Paulo inova em serviço de franquia


Simone Cristina Costa conquistou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios pela Região Sudeste na categoria 'Micro e Pequena Empresa'

Fonte: Agência Sebrae

Brasília - A oferta de um serviço diferenciado de franquia rendeu a Simone Cristina Costa e Souza o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2008 pela Região Sudeste na categoria 'Micro e Pequena Empresa'. Há seis anos à frente da Escola de Idiomas CNA em Presidente Prudente, interior de São Paulo, a empresária acumulou prêmios de reconhecimento da rede franqueada e admiração por parte da comunidade onde a escola está inserida.

A inauguração de uma escola diferenciada, com o conceito de não apenas ensinar um idioma, mas também ‘formar cidadãos’ foi a grande conquista de Simone. Em oito anos, ela conseguiu inovar um modelo padronizado de franquia, conquistando seu público com serviços diferenciados. A empresária conhece e mantém relacionamento com os clientes, e se preocupa com a comunidade onde está inserida.

Entre as inovações criadas pela empresária estão descontos, horários e serviços especiais. A empresária estabeleceu, por exemplo, parceria com uma vídeo locadora da cidade, possibilitando aos alunos alugar filmes com desconto. Outra ação inovadora está ligada à comunidade. A escola de idiomas tem a prática de selecionar um de seus professores para ministrar aulas em uma escola carente da região.

Vendo a correria do dia-a-dia dos pais, a empresária investiu em um transporte exclusivo, proporcionando maior facilidade, comodidade e segurança para os alunos. Simone lembra que para conhecer melhor os clientes, ela passou a recepcioná-los na porta da escola, quebrando o paradigma de que escola de idiomas é só para ricos. “A escola é para todos. Aqui atendemos alunos de todas as classes sociais”, afirma.

História de sucesso

A empresária conta que mesmo trabalhando, ela tinha o hábito de pesquisar no mercado oportunidades de negócios para investir. A partir da sugestão de um amigo, Simone, que tem formação em Letras, resolveu apostar em uma escola de idiomas. “O primeiro passo foi fazer um estudo de mercado, visando conhecer o comportamento do setor na cidade de Presidente Prudente. O segundo e mais difícil passo foi convencer as pessoas ao meu redor de que o empreendimento era vantajoso”, explica Simone.

Mesmo com algumas resistências, Simone não desistiu do seu sonho e tocou sua idéia adiante. Após conseguir o aval do marido, o casal passou a captar recursos financeiros para bancar a franquia. “Não queria ser mais uma escola no mercado. O meu objetivo era ensinar de forma natural e com uma estrutura inovadora”, afirma. Com uma equipe de profissionais qualificados, a empresa se diferenciou pelo atendimento, disponibilidade de horários diferenciados, modernas instalações, e principalmente, pelo calor humano.

“Minha meta era ser a melhor escola de idiomas de Presidente Prudente, mesmo que para isso tivesse que enfrentar algumas dificuldades, como concorrência, escassez de recursos financeiros e de tempo, já que sou mãe de dois filhos”, explica Simone. No primeiro semestre de trabalho, em 2002, os bons índices alcançados e o expressivo número de alunos conquistados pela unidade resultaram no Prêmio Desempenho CNA. Em 2003, o desempenho da escola foi novamente reconhecido, sendo considerada uma das dez unidades perfeitas da rede.

Simone estruturou a escola em áreas estratégicas: a área Administrativa é responsável por oferecer suporte para pais e alunos, na informação de notas, agendamentos de horários de aulas, pagamentos, boletins escolares; a área Pedagógica é formada por equipe de profissionais atualizados com que há de mais moderno no ensino; a área Comercial tem a função de esclarecer dúvidas sobre os cursos, métodos, materiais pedagógicos, horários, investimentos.

“Aprendi que a empresa deve ser rica e o dono pobre. Com o retorno do investimento procuro investir na própria unidade. No segundo semestre de atuação dobramos o número de computadores no laboratório”, lembra Simone. Segundo a empresária, hoje, as nove salas de aula contam com lousa interativa, projetor de multimídia e internet sem fio, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. “Aprendi que temos que fazer dos nossos obstáculos um aliado, pois é por meio dele que vem a força necessária para superá-los”, aconselha Simone.

0 comentários:

Entenda

A ADEMP foi fundada em 2008 com o intuito de apoiar o Empreendedorismo através de ações focadas no treinamento e capacitação dos empreendedores da região do Grande ABCD.

ADEMP - Associação de Desenvolvimento Empreendedor

Rua Três Mosqueteiros, 16 - sala 8
Rudge Ramos - São Bernardo do Campo / SP CEP 09619-160

Blog
ademp-empreendedor.blogspot.com
E-mail
atendimento@mauromiaguti.com.br

Back to TOP