quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um vídeo da Pixar sobre a importância de aceitar diferenças

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Empresas poderão agendar opção pelo Simples Nacional

Fonte: Agência Sebrae

As micro e pequenas empresas poderão agendar a opção pelo Simples Nacional até dois meses antes da abertura do prazo, que ocorre sempre em janeiro de cada ano. O agendamento já começará em novembro e dezembro de 2009. A informação é do secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago. A previsão é que neste mês de julho o Comitê delibere sobre esse assunto.

Na prática, as empresas ganharão três meses para entrar no Simples Nacional. Isso porque, conforme Silas Santiago, os empreendimentos que fizerem o agendamento e não tiverem pendências, a partir de 1º de janeiro estarão automaticamente no Sistema, sem precisar repetir o procedimento. Quem fizer o agendamento, mas tiver pendências, terá todo esse tempo para resolvê-las.

“Como não se pode antecipar o período de opção, porque a lei fixa o prazo em janeiro, optou-se pelo agendamento”, disse Silas Santiago. O objetivo, explicou, é dar mais tempo para que as empresas ou seus contadores resolvam possíveis pendências, além de desafogar as administrações tributárias, não concentrando todo o trabalho nesse mês, “normalmente tumultuado em termos de contabilidade”, lembra o secretário-executivo.

Mais mudança

Essa é uma das mudanças que estão sendo trabalhadas pelo Comitê. Outra diz respeito à informação das adesões. Conforme Silas Santiago, a partir de janeiro de 2010, as empresas que decidirem entrar no Sistema não precisarão mais esperar até fevereiro para saber se a sua opção foi aceita ou não. “Para isso haverá processamentos parciais semanais, todo sábado, para que as empresas que não tiverem pendências ou mesmo que forem resolvendo suas pendências, saibam logo se pedido foi aceito ou não”, explicou.

Obrigações acessórias

De acordo com Silas Santiago, ainda este ano o Comitê também deverá alterar totalmente a Resolução nº 10, que trata de obrigações acessórias, reduzindo a lista dessas obrigações que são exigidas pelas administrações tributárias para o funcionamento das micro e pequenas empresas. A mudança, explicou, terá por base pesquisa sobre essas exigências. O levantamento está sendo feito com apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).

terça-feira, 2 de junho de 2009

Abertas as inscrições para premiar mulheres de negócios

Fonte: Agência Sebrae

Mulheres empreendedoras, empresárias e protagonistas de histórias exemplares são o alvo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A premiação está na sexta edição e é uma realização do Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Interessadas em concorrer ao Prêmio Mulher de Negócios 2009 têm até o dia 14 de agosto para inscrever suas histórias, que devem relatar os sonhos que se transformaram em realidade, após muita garra, trabalho, profissionalismo e determinação. Os empreendimentos relacionados com as histórias mais bem avaliadas deverão apresentar documentos que comprovem sua regularidade fiscal e estatutária durante a etapa em que ocorrerá visita da equipe técnica do Sebrae local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet nos sites www.sebrae.com.br ou www.mulherdenegocios.sebrae.com.br. Também é possível se inscrever por meio do preenchimento de ficha, que acompanha o regulamento, no anexo I, disponível em todas as unidades estaduais do Sebrae. As inscrições realizadas via internet serão aceitas até às 23h59 do dia 14 de agosto; as inscrições feitas em fichas devem ser postadas nos Correios até o dia 14 de agosto.

“Com essa premiação, pretendemos reconhecer e demonstrar ao público que essas mulheres, por meio da realização de seus sonhos, conseguem gerar emprego e renda e contribuir com 50% da atividade econômica brasileira, segundo a pesquisa GEM”, afirma Maria del Carmen Stepanenko, gestora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Sebrae Nacional. A valorização do empreendedorismo feminino é um exemplo para que outras mulheres passem a acreditar em seu próprio potencial, segundo a gestora.

O número de inscrições vem crescendo a cada edição do Prêmio: 700 mulheres inscritas em 2004; 1,4 mil em 2005; 1,7 mil em 2006; 2.187 em 2007; e 2.667 em 2008. A expectativa é de que o total de inscrições aumente em torno de 10% em relação ao ano passado, segundo Maria del Carmen.

O prêmio é divido em duas categorias: 'Pequenos Negócios', para proprietárias de empresas de pequeno porte, estabelecidas formalmente, no mínimo, há um ano; e 'Negócios Coletivos', para integrantes de grupos de produção formal, que podem ser cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos, geradores de trabalho e renda, desde que sejam estabelecidos dentro da formalidade há, pelo menos, um ano.

O faturamento anual das empresas das candidatas da primeira categoria não poderá ultrapassar R$ 2,4 milhões, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, mais conhecimento como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A restrição na segunda categoria (Negócios Coletivos) é em relação à participação de organizações não-governamentais (ONG), sindicatos, associações filantrópicas e outros, com caráter semelhante, segundo o regulamento da premiação. É vedada a participação de empresas cujas proprietárias ou sócias sejam empregadas ou prestadoras de serviço das entidades promotoras do prêmio.

Etapas e troféus

Três etapas compõem a premiação: estadual, regional e nacional. Na etapa nacional o número de finalistas pode chegar até o máximo de 20: dez histórias, duas de cada uma das cinco regiões do País, uma na categoria 'Pequenos Negócios' e outra em 'Negócios Coletivos', serão consideradas as vice ganhadoras nas suas regiões e receberão troféu bronze.

As dez histórias mais bem avaliadas (duas de cada região), dividas nas duas categorias, serão as vencedoras nas suas regiões e serão agraciadas com troféu prata. Entre as dez ganhadoras regionais, serão escolhidas as duas melhores histórias, sem considerar a região, uma em cada categoria. As duas vencedoras nacionais ganharão o troféu ouro.

As dez ganhadoras regionais também ganharão uma viagem para capacitação em território nacional. Já as duas vencedoras nacionais receberão ainda, como prêmio, uma capacitação em território nacional e uma viagem internacional a um centro de referência em empreendedorismo a ser escolhido pela coordenação do Prêmio Mulher de Negócios.

Comércio oferece 17.272 vagas para o Dia dos Namorados

Fonte: Folha de SP

Três postos de intermediação de mão de obra oferecem 17.272 oportunidades de emprego no comércio em São Paulo. Desse total, há diversas chances temporárias até o Dia dos Namorados (12 de junho), que recruta os profissionais para trabalhos no comércio. Algumas oportunidades para atendentes e vendedores não exigem experiência.

Há chances abertas para todos os níveis, inclusive para candidatos com ensino fundamental incompleto. Quem não tem experiência pode concorrer a cargos como o de auxiliar de serviços gerais e o de atendente de lanchonete. Os salários para as vagas vão de R$ 400 a R$ 3.500.

No Curriculum.com, há 15.514 vagas no comércio no Estado, entre elas, 14.936 são efetivas e 578 são temporárias. A maioria é para vendedores e atendentes de loja. O menor salário é de R$ 400, para o cargo de vendedor, e o maior chega a R$ 3.500, para vendedor técnico industrial.

O CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) tem 1.427 oportunidades para balconistas, atendentes e vendedores na capital. Os salários vão de R$ 465 a R$ 900, dependendo do cargo. Os empregos são para diversas funções em lojas de rua, estandes promocionais e shopping centers.

Há vagas que exigem experiência de seis meses e ensino médio completo e também outras que aceitam trabalhadores que ainda não completaram os estudos. Os benefícios trabalhistas oferecidos para esses postos são vale-transporte, vale-refeição e assistência médica.

Segundo o CAT, mais de 80% das ofertas de trabalho no setor comercial disponíveis são para trabalho efetivo.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) tem 331 vagas na Grande São Paulo. Dessas, 187 são oferecidas na capital. As vagas mais procuradas são as de embalador, faxineiro, promotor, vendedor e vigilante. Só na área de vendas, há chances em lojas do varejo e em empresas que atuam no atacado. Além disso, existem 69 oportunidades para vendas em domicílio, na capital.


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