quinta-feira, 30 de abril de 2009

Projeto vai capacitar jovens cooperativistas

Fonte: Agência Sebrae

Ação do Sebrae e do Sescoop vai capacitar os participantes para transformação e melhoria dos empreendimentos coletivos

Mil jovens brasileiros ligados a cooperativas serão capacitados pelo Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas. Esta ação, que terá início em maio, integra o projeto Gestão de Empreendimentos Cooperativos (Gescoop), parceria entre o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

O Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas tem como objetivo fomentar estratégias de gestão de cooperativas e viabilizar alternativas de sucessão dentro desse tipo de empreendimento.

A iniciativa já era realizada pelo Sescoop e ganhará expansão até 2010 com a participação do Sebrae para realização do programa em 10 estados. A metodologia foi desenvolvida pela Unidade de Capacitação Empresarial, em parceria com as Unidades de Agronegócios e de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional.

Segundo Michelle Carsten, coordenadora do projeto pelo Sebrae, o programa vai ao encontro do perfil do seu público-alvo. “A finalidade é capacitar e motivar os jovens para um negócio cooperativo, permitindo a sua participação efetiva como líder na transformação e na melhoria dos empreendimentos coletivos, o que, consequentemente, traz benefícios à comunidade”. Para Michelle, essa nova geração de jovens, em grupo, é capaz de realizar importantes mudanças sociais.

Quem participar do Programa terá acesso aos conteúdos ‘Doutrina e Filosofia do Cooperativismo’, ‘Organização’, ‘Gestão de Pessoas’ e ‘Gestão de Processos e Projetos’. “Esses conhecimentos pretendem despertar nos alunos o interesse pelo negócio cooperativo e capacitá-los para a gestão competitiva”, observa Carsten.

Para se ter acesso ao Jovens Lideranças há os seguintes pré-requisitos: ter idade entre 16 e 24 anos, cursar ou ter cursado o Ensino Médio e ser vinculado a alguma cooperativa.

Além do Jovem Liderança, Sebrae e Sescoop desenvolvem dentro do Gescoop uma solução para gestão de cooperativas iniciantes e de pequeno porte. A meta é capacitar 200 cooperados de 40 cooperativas em cinco estados até 2010.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Abrir o próprio negócio pode ser alternativa para desemprego

Fonte: Jornal Rudge Ramos

Conseguir um emprego formal com carteira assinada em tempos de crise não é fácil. A recessão econômica faz com que as empresam coloquem o pé no freio e pensem duas vezes antes de aumentar a folha de pagamento ou fazer novas contratações.

Por estas e outras razões, trabalhadores desempregados buscam uma alternativa para dar os primeiros passos com o objetivo de controlar as finanças e aumentar a renda: abrir o próprio negócio.

O casal Paulo Gonçalves, 47, e Ana Luiza Fernandes, 44, mora no bairro Santa Paula, em São Caetano, há doze anos. Ele trabalhava como gerente de transportes em uma empresa multinacional. Ela era professora. Os dois perderam o emprego e viram, juntos, uma saída: investiram o dinheiro recebido do fundo de garantia, conseguiram um empréstimo do banco e abriram uma padaria e um salão de beleza no mesmo bairro onde moram.

“A renda familiar diminuiu um pouco, é claro, mas a satisfação por poder ter o controle de um negócio próprio é muito grande. Com a minha idade, dificilmente conseguiria um novo emprego em empresas do meu ramo”, afirma o hoje padeiro Paulo Gonçalves.

Além da coragem para investir todo o dinheiro em um empreendimento, até certo ponto arriscado, o casal procurou se preparar para a nova função. “Fizemos cursos profissionalizantes na área e contamos com a ajuda de amigos para a divulgação desse novo negócio”, revela a dona do salão de beleza, Ana Luiza Fernandes.

Eles também contaram com a ajuda do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, para aprender a administrar o novo negócio.

Autônomo poderá pagar imposto como microempreendedor individual a partir de julho

Fonte: Agência Brasil

A Receita Federal regulamentou ontem (28) a figura do microempreendedor individual (MEI). Com a medida, a partir de 1º de julho, trabalhadores autônomos poderão sair da informalidade ao recolherem, de forma simplificada, contribuições para a Previdência Social e impostos para estados e municípios.

Aprovada em dezembro, a lei considera microempreendedor individual o profissional autônomo que recebe até R$ 36 mil por ano. Pelo texto final, a legislação só entrará em vigor em julho, mas precisava ser regulamentada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, órgão que cuida do recolhimento simplificado de tributos e contribuições previdenciárias.

A resolução editada pelo comitê estabelece que as empresas individuais novas, com menos de um ano em funcionamento, só serão enquadradas no MEI se a receita for de até R$ 3 mil. Esse valor será multiplicado pelo número de meses entre a abertura do negócio e o final do exercício fiscal.

De acordo com a regulamentação, o empresário individual será desenquadrado do MEI caso fature mais que R$ 36 mil em um ano. A Receita, no entanto, decidiu tornar esse processo mais brando.

Para quem receber até R$ 43,2 mil, o microempreendedor só passará a recolher pelas regras do Simples Nacional a partir do ano seguinte. Caso a receita bruta ultrapasse esse valor, o empresário terá de recolher todos os tributos relativos ao Simples Nacional desde o ano anterior, com acréscimos legais.

O profissional autônomo que aderir ao MEI terá de recolher, todo mês, 11% do salário mínimo (R$ 51,15) para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, o empresário individual terá de pagar mais R$ 1 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos governos estaduais e R$ 5 de Imposto sobre Serviços (ISS) às prefeituras. O recolhimento desses tributos, no entanto, varia conforme o setor de atividade.

O trabalhador autônomo que atua no comércio ou na indústria pagará R$ 52,15 – referentes à cota do INSS e do ICMS. O prestador de serviços recolherá R$ 56,15 – soma da contribuição para a Previdência com o recolhimento do ISS. Para a atividade mista, que reunir comércio, indústria e prestação de serviços, o valor será de R$ 57,15, o que inclui os dois tributos e o pagamento para o INSS.

Ao recolher esses valores, o microempreendedor individual ganha direitos trabalhistas e previdenciários que não tinha como trabalhador autônomo. Passará a receber aposentadoria por idade, licença maternidade e auxílio-doença. O empresário está dispensado ainda de prestar contabilidade e poderá contratar um empregado.

Wal-Mart abre mais de mil vagas em todo o Brasil

Fonte: Globo.com

Vagas são para cargos operacionais e de liderança. Para deficientes foram reservadas 800 vagas.

A rede de hipermercados Wal-Mart Brasil abriu processo seletivo para mil vagas para cargos operacionais e de liderança, como chefe de departamento (nas seções de perecíveis e mercearia), analistas, gerentes, entre outros.

Os pré-requisitos variam de acordo com os cargos e todas as informações estão disponíveis no site www.walmartbrasil.com.br/capitalhumano/oportunidades.aspx. Lá o candidato poderá cadastrar seu currículo e participar dos processos de seleção. As inscrições devem ser feitas até o dia 12.

Já para as vagas para deficientes, que somam 800 oportunidades, há opções para diferentes cargos e regiões.

Para a maior parte das vagas, como auxiliar de carrinhos, operadores de caixa, repositores e auxiliares, os pré-requisitos são experiência anterior nas áreas específicas (para cargos como auxiliar de perecíveis em açougue, padaria, peixaria e frios) e ensino médio completo (desejável).

Já para os cargos técnicos ou de analistas, a empresa exige experiência anterior nas áreas específicas, nível médio completo e formação técnica (desejável).

Os candidatos devem enviar seus currículos para o e-mail correspondente à sua região. Para o Nordeste é diversidade@wmne.com.br, para o Sul é diversidade@wmsul.com.br e para as demais regiões é diversidade@wal-mart.com.

O processo de recrutamento envolve entrevistas, provas de conhecimentos gerais (matemática e português) e dinâmicas em grupo. Os candidatos serão contatados de acordo com a disponibilidade de cada região e unidade.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Convênio pode facilitar acesso ao crédito


Fonte: Agência Sebrae

Empréstimos mais rápidos e simplificados são uma das metas do trabalho conjunto do Sebrae com a Associação Brasileira das Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (ABSCM)

Os pequenos negócios precisam de crédito para crescer e investir em inovação, mas encontram dificuldades para ter acesso a financiamentos rápidos e desburocratizados. Para ampliar as possibilidades das micro e pequenas empresas, o Sebrae Nacional e a Associação Brasileira das Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (ABSCM) assinaram um convênio de cooperação geral na última segunda-feira (27), no Rio de Janeiro.

“O que observamos é que os pequenos negócios dobraram nos últimos 10 anos e são um mercado potencial. O papel do Sebrae é articular soluções para aproximar todas as entidades prestadoras de serviços financeiros dos micro e pequenos empresários”, afirma o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Alexandre Guerra de Araújo.

O convênio prevê prestação de serviços de capacitação, assessoria técnica, divulgação de informações, mecanismos de consultoria, capacitação empresarial, entre outros. As ações serão realizadas em parceria com as unidades estaduais do Sebrae e instituições ligadas à ABSCM.

A associação possui hoje 45 associados e acredita que com a participação do Sebrae sua área de atuação pode crescer significativamente. “Ainda somos desconhecidos, e o Sebrae vai fazer a interligação da associação com o nosso público alvo. A credibilidade e a capilaridade da instituição vai ajudar a divulgar a nossa imagem”, explica o presidente da ABSCM, Jacy Diniz Nogueira Filho.

Os recursos virão do Programa Nacional Micro Produtivo Orientado (PNMP), do governo federal. O presidente da ABSCM explica que a meta do trabalho da associação é oferecer empréstimos menos burocratizados, mais ágeis e com uma taxa mais baixa, já que o custo operacional dos associados é menor. O atendimento personalizado é outro ponto que ele considera fundamental.

“É muito difícil que um micro empreendedor tenha coragem de ir a um banco pedir empréstimo. Ele fica intimidado não só com o nível de exigências, mas até com o ambiente formal. Daí, a importância de uma atuação local que conheça o histórico do empresário. Vamos aprimorar uma metodologia específica de trabalho. Nós é que vamos ao cliente”, argumenta.

Para o gerente do Sebrae, a construção de uma carteira de crédito com qualidade se torna vital para o crescimento dos pequenos negócios, já que um dos papéis da instituição é aproximar estes empresários das entidades prestadoras de serviços financeiros, articulando soluções que facilite o acesso ao financiamento com redução de custos.

Dados divulgados pelo Banco Central mostram que, em 2008, de quase R$ 700 bilhões de empréstimos feitos para pessoas jurídicas, R$ 116 bilhões foram de até R$ 100 mil, o que indica que devem ter sido feitos por micro e pequenas empresas. Considerando essa premissa, os pequenos negócios responderam por cerca de 17 % do total das operações de crédito.

“Este é um percentual pequeno, mas a expectativa para este ano é que haja aumento das operações de crédito, apesar da crise. E mesmo os grandes bancos estão interessados na construção de plataformas adequadas de atendimento, o que mostra o potencial deste segmento”, afirma Alexandre Guerra.

Microempreendedor individual poderá se formalizar em 30 minutos, diz Previdência

Fonte: Globo.com

Medida vale para doceiros, cabeleireiros e manicures, entre outros. Cálculos indicam mais de 10 milhões de trabalhadores na informalidade.

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, afirmou nesta sexta-feira (24), que a formalização do microempreendedor individual deverá ser feita em 30 minutos, a exemplo do que já acontece com a concessão de aposentadoria por idade, tempo de contribuição e salário-maternidade.

Ele informou que a Previdência Social, junto com os parceiros do projeto, está preparando o sistema para permitir essa inclusão já a partir de 1º de julho, quando entra em vigor a Lei Complementar 128/08, que criou o Microempreendedor Individual (MEI).

O MEI permitirá que trabalhadores informais, como doceiros, borracheiros, camelôs, manicures, cabeleireiros e eletricistas, entre outros, se formalizem com isenção de impostos federais e com o pagamento de contribuição à Previdência Social.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), citados anteriormente por Pimentel, há mais de 10 milhões de microempreendedores individuais na informalidade. Para se formalizar como microempreendedor individual, o trabalhador tem de ganhar até R$ 36 mil por ano. Para isso, terá de pagar 11% do salário mínimo ao INSS.

Centro Paula Souza abre inscrições para 1.781 vagas em SP

Fonte: Globo.com

Cargos são de nível médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 754 a R$ 2.600.

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) abre inscrições nesta segunda-feira (27) para 1.781 vagas -- 1.434 para nível médio e técnico e 347 para nível superior. As vagas são para 128 cidades de São Paulo. Os salários vão de R$ 754 a R$ 2.600

As vagas são para as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) administradas pelo Centro Paula Souza no estado de São Paulo.

A jornada completa de trabalho é de 20 horas semanais para analista técnico especializado em saúde (médico do trabalho), de 30 horas para técnico de saúde (técnico em enfermagem), analista técnico de saúde (nutricionista) e analista técnico de saúde (enfermeiro), e de 40 horas, para os demais cargos.

A inscrição deve ser feita entre as 10h de 27 de abril às 16h de 22 de maio, pelo site www.vunesp.com.br. As taxas são de R$ 35 para nível médio e de R$ 60 para nível superior.

Pode pedir redução de 50% do valor da taxa de inscrição quem for estudante, receber remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estiver desempregado.
Nesse caso, as inscrições devem ser feitas das 10h de 27 de abril às 23h59 de 28 de abril, no site da Fundação Vunesp.

Leia Mais

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vídeos: O que é o 'empreendedorismo'

Depoimentos de diversos empreendedores de sucesso a respeito da definição de 'empreendedorismo' feitos pelo 'Bota pra fazer' disponíveis no Youtube!



Vídeos: O que é o 'empreendedorismo'

Depoimentos de diversos empreendedores de sucesso a respeito da definição de 'empreendedorismo' feitos pelo 'Bota pra fazer' disponíveis no Youtube!





Marcos Wettreich, CEO e criador do iBest, conta de forma breve sua história de empreendedorismo.

Lojas de roupa vão abrir 2.200 vagas

Fonte: Folha de SP

Algumas das maiores lojas de roupa com unidades na capital e no interior do Estado vão abrir até o final do ano cerca de 2.200 oportunidades de trabalho. Entre as chances, 588 já estão disponíveis no CAT (Centro de Apoio ao Trabalho), da Secretaria Municipal do Trabalho, no CST (Centro de Solidariedade ao Trabalhador) e no site Curriculum.com.br (saiba como se inscrever abaixo).

Na Riachuelo a previsão é de que 1.200 sejam contratados até o final de 2009. Além disso, a empresa espera abrir 3.000 vagas temporárias no mesmo período. Segundo a empresa, a maioria das chances é para a área de vendas, mas serão criados também postos de trabalho em áreas administrativas da empresa.

Os cargos são de vendedor, caixa, auxiliar de crediário, auxiliar de escritório, fiscal, promotor de cartão, promotor de produtos financeiros, repositor, supervisor de vendas e costureira. É necessário ter ensino médio completo para concorrer e não é exigida experiência anterior. A empresa, entretanto, não divulga os salários oferecidos.

Nas lojas Renner, a expectativa é pela criação de 420 vagas, em função da abertura de seis novas unidades até o final do ano --duas já foram inauguradas, em Manaus (AM) e Natal (RN). Em São Paulo, a próxima inauguração da Renner será em Bauru (329 km da capital), ainda no primeiro semestre deste ano.

As chances serão para assistente de vendas, operador de caixa, assistente de crédito e cobrança, fiscal de loja, tesoureiro, costureira, auxiliar de expedição e armazenagem e assistente de produtos financeiros.

Na C&A, Pernambucanas, Marisa, Scala e Textil Abril não há vagas abertas no momento, mas as oportunidades podem surgir no decorrer do ano. Os interessados podem cadastrar o currículo no site das empresas.

SAIBA COMO CONCORRER

Quem quiser se candidatar a um cargo em uma das lojas, pode cadastrar o currículo no site da empresa, Mesmo que as vagas não estejam abertas:

LOJAS

- Riachuelo: www.riachuelo.com.br
- Pernambucanas: www.pernambucanas.com.br
- Renner: www.lojasrenner.com.br
- Marisa: www.marisa.com.br
- C&A: www.cea.com.br
- Scala: www.scala-semcostura.com.br
- Têxtil Abril: www.textilabril.com.br

5ª Semana de Empreendedorismo da FGV

Fonte: Administradores.com.br

de 11/05/2009 até 15/05/2009

A quinta edição do evento, contará com a participação de representantes do Santander-Real, Boticário, Azul, entre outros

A 5ª Semana de Empreendedorismo da FGV, o maior evento anual organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcenn) será promovido entre os dias 11 e 15 de maio. O evento é voltado para os estudantes de administração, executivos interessados em empreendedorismo e novos negócios.

Segundo a coordenadora do projeto, Laura Pansarella, o evento foi criado com o desafio de gerar mais discussões acerca do assunto. “Além disso, queremos despertar a visão empreendedora dos brasileiros, fomentar novos negócios e o crescimento dos já existentes, isto é, contribuir para o desenvolvimento econômico do País”, disse.

O evento reúne anualmente especialistas brasileiros e estrangeiros nas diversas áreas do Empreendedorismo para debates, apresentações, mesas redondas etc. Durante o evento, palestrantes renomados apresentam cases de sucesso. Este ano, já confirmaram participação empresários como: Luciano Huck, Fábio Barbosa (Presidente do Santander-Real), David Neeleman (Presidente da Azul), entre outros.

Palestrantes Confirmados:

* Ana Maria Igel (Conselheira Grupo Ultra, presidente da Ação Comunitária)
* Fábio Barbosa (Presidente do Santander-Real)
* David Neeleman (Presidente Azul)
* Luciano Huck (Apresentador e Empresário)
* Artur Grymbal (presidente O Boticário)
* Roberto Bielawski (Presidente rede Viena - Rascal)

O evento é aberto ao público é e gratuito. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: cenn@fgv.br. As inscrições são limitadas.

Maiores Informações:

Email: cenn@fgv.br
Site: http://www.fgvsp.br/cenn/
Telefone: (11) 3281-3439

Dicas Empreendedoras: Loja Virtual

www.elo7.com.br

O Elo7 é um site de compra e venda de produtos feitos à mão que oferece tudo que você precisa para vender seus produtos na internet de maneira profissional. Em apenas alguns cliques você mesmo cria sua loja virtual em nosso site e cadastra seus produtos. Oferecemos também toda a infra-estrutura para processamento de pagamentos com boletos e cartões de crédito. Você não tem que se preocupar com nenhum assunto que envolva tecnologia, pois cuidamos de tudo.


Qual é a audiência do Elo7?
O Elo7 tem mais de 100.000 produtos à venda feitos por milhares de artesãos, designers, estilistas e artistas plásticos. Segundo dados do Google Analytics, mais de 30.000 pessoas únicas visitam o Elo7 diariamente e nossa audiência está em mais de 6 milhões de páginas visitadas por mês. Ao se cadastrar, você também poderá usar o Analytics para acompanhar a audiência de sua loja em detalhes.

Quanto custa abrir minha loja?
Nada! Nós oferecemos a conta gratuita para você se familiarizar com o Elo7 antes de decidir comprar a conta PRO. Então fique à vontade para experimentar o site gratuitamente e, a qualquer momento que você achar conveniente, mude sua conta para PRO para aproveitar ao máximo todos os benefícios do site. No período de experimentação nós mostraremos publicidade de terceiros em sua loja.

Quanto custa a conta PRO?
Você poderá ter a qualquer momento todos os benefícios do site comprando uma conta PRO (conta profissional) através de um pagamento único de R$ 49,90 para 1 ano de uso do site, à vista ou dividido em 5 parcelas de R$ 11,05 nos cartões. Não há nenhuma obrigação de renovar a conta automaticamente no final do período de 1 ano.

Orkut
O Elo7 oferece um aplicativo para que você possa aproveitar a audiência do Orkut e vender seus produtos lá também. Quando você cria sua loja no Elo7 e instala nosso aplicativo, automaticamente seus produtos listados no Elo7 também aparecem em seu perfil no Orkut.

Posso vender sob encomenda?
Sim, é possível divulgar seus produtos mesmo que eles não estejam disponíveis para entrega imediata. No momento do cadastro será possível informar o tempo que o comprador terá que esperar até que o produto seja produzido por você. A venda só será realizada se ambas as partes concordarem com preço e prazo.

Já tenho um site ou loja virtual. Vale a pena participar do Elo7 mesmo assim?
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Preciso ter algum conhecimento técnico?
Não é necessário ter nenhum conhecimento técnico para abrir sua loja no Elo7.

E se eu precisar de ajuda?
Você poderá entrar em contato por email ou telefone e nossa equipe fornecerá toda a ajuda necessária para que você monte sua loja e divulgue seus produtos no site da melhor maneira possível.

Tenho um blog. É possível divulgar meus produtos lá também?
O Elo7 oferece também ferramentas de divulgação em blogs e sites externos que ajudam a maximizar suas vendas. Quando você cria sua loja no Elo7, nós oferecemos uma funcionalidade que permite que seus produtos sejam mostrados diretamente em seu blog ou site, aumentando assim suas chances de venda. Para ver um exemplo, clique aqui.

Jogo universitário estimula empreendedorismo no trabalho

Fonte: Agência Sebrae

Estudante cearense que participou do jogo em 2006 e 2007 diz que aprendeu muito e que aplica os conhecimentos que adquiriu no cotidiano de seu trabalho

Não importa se você está à frente de um negócio ou se trabalha como funcionário. A postura empreendedora faz toda a diferença na vida de um profissional. É o que pensa o cearense Ricardo Augusto Bezerra, empregado da unidade da Ford no Ceará, que produz o jipe Troller, e estudante do curso de Redes de Computadores na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene), em Fortaleza.

Ricardo conta que muito do que aprendeu profissionalmente e da consciência que adquiriu sobre o comportamento empreendedor vêm de suas duas participações (em 2006 e 2007) no Desafio Sebrae, o jogo que proporciona aos universitários a experiência de gestão virtual de uma empresa. Para participar da edição 2009, é preciso fazer inscrição no site www.desafio.sebrae.com.br. Mais de 18 mil pessoas já se inscreveram. O prazo vai até o dia 13 de maio.

Ricardo Bezerra lembra que ouvia muito falar do Desafio Sebrae entre seus colegas de faculdade. Em 2006, eles decidiram conhecer o jogo. “Nossa maior curiosidade era saber como se administrava uma empresa virtualmente”, recorda.

Naquele ano, o desempenho de Ricardo e de seus companheiros não foi significativo. O destino mudou para ele em 2007, quando montou a equipe Suvaco de Calango com dois companheiros do curso de Informática, um de Publicidade e outro de História. O grupo venceu a etapa estadual e alcançou a semifinal da competição.

O estudante, que se forma em 2010, revela que já trabalhava com administração antes de participar do Desafio Sebrae, na fábrica da Ford no Ceará, na cidade de Horizonte, a 37 quilômetros de Fortaleza. Porém, conta a competição lhe abriu novos horizontes. “A empresa valorizou muito minha participação e me apoiou quando tive que viajar para a semifinal, em São Paulo”, lembra.

Ricardo trabalhava no setor de faturamento da empresa e, depois do jogo, recebeu o convite para atuar em outras áreas. Optou pela seção de logística. O universitário diz que com o Desafio Sebrae ele e os colegas adquiriram uma noção global de administração. “Passamos a saber como lidar com o mercado e a encarar fatores como a sazonalidade, com as altas e baixas. Aplicamos esses conteúdos na vida real”, revela.

Intra-empreendedor

Ricardo afirma que um dia pretende montar seu próprio negócio. Enquanto esse dia não chega, diz que adota uma postura empreendedora no ambiente de trabalho, aquilo que os especialistas chamam de intra-empreendedorismo. É o funcionário que conduz diversos processos no ambiente profissional, que inova e tem iniciativa. “O Desafio me mostrou, acima de tudo, que preciso de seriedade e competência. O negócio não é meu, mas existe o capital de muita gente envolvido”, conta.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2008 revelou que o Brasil sofre de uma enorme carência de intra-empreendedores. A taxa nacional de intra-empreendedorismo fica em apenas 0,6%.

Ricardo diz que indica o Desafio Sebrae na sua faculdade para os seus colegas. “Converso com o pessoal sobre o dinamismo do jogo e a experiência que se ganha com o trabalho em equipe. Sem isso, não se sobrevive nem no jogo e nem no mercado”.

Para atrair mais jovens como Ricardo para o Desafio, o Sebrae no Ceará intensificou sua estratégia de divulgação com as apresentações do Game Show. “Reunimos os estudantes nos auditórios das faculdades, apresentamos um vídeo e fazemos perguntas sobre o jogo. Quem acerta, ganha um brinde”, explica Alice Mesquita, interlocutora da competição no estado.

Os primeiros alunos que se inscrevem também recebem prêmios do Sebrae,como blocos e canetas. Em 2008, 3.690 alunos cearenses participaram da competição. Este ano, o Sebrae/CE espera número próximo.

Alice diz que na divulgação assinala para os jovens a importância da capacitação. “Com o Desafio eles têm oportunidade de aplicar o que aprendem na sala de aula”, observa. A interlocutora conta que os universitários cearenses demonstram grande receptividade ao jogo.

A interlocutora afirma que sua equipe exibe um grande entusiasmo na divulgação do Desafio. “Quando vemos o caso de universitários como o Ricardo, que se envolve e leva a sério o Desafio, a gente se emociona”.

Da teoria à prática

Muitos universitários, a partir da experiência adquirida com o Desafio Sebrae, decidem abrir seu negócio. Pesquisa recente do Sebrae mostra que 34,09% dos participantes já são empresários ou têm intenção de abrir um negócio.

O mesmo estudo revela outros dados interessantes: 67% dos que jogam o Desafio Sebrae já trabalham ou tiveram algum emprego e 60% deles não atuam na área em que estudam. Há ainda um dado econômico que mostra que 56% dos participantes pertencem à classe C e suas famílias têm renda de até 10 salários mínimos.

Entenda

A ADEMP foi fundada em 2008 com o intuito de apoiar o Empreendedorismo através de ações focadas no treinamento e capacitação dos empreendedores da região do Grande ABCD.

ADEMP - Associação de Desenvolvimento Empreendedor

Rua Três Mosqueteiros, 16 - sala 8
Rudge Ramos - São Bernardo do Campo / SP CEP 09619-160

Blog
ademp-empreendedor.blogspot.com
E-mail
atendimento@mauromiaguti.com.br

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